Assunto de muita importância tricoteiras!!
Oferecimento:
A
Prof. Dra. Zsuzsanna Di Bella, ginecologista, professora da EPM-
UNIFESP*e membro FEBRASGO*, debate as principais dúvidas femininas em relação ao
uso do protetor diário e conclui: não há riscos no uso frequente
Um estudo realizado pela UNICAMP, avaliou mulheres usuárias de protetores diários por 75 dias e observou que 92,8% das mulheres afirmaram que se sentiram mais seguras, confiantes e limpas com a utilização diária do protetor¹. “No estudo não ocorreram alterações clínicas e nem desconfortos associados ao uso frequente do produto”, detalha a Prof. Dra. Di Bella.
Além disso, duas publicações relevantes na revista “International Journal of Gynecology and Obstetrics” sobre o uso de protetores respiráveis, concluíram que o uso diário não impacta negativamente a área genital feminina. Foram avaliados resultados de estudos clínicos com mais de 4.000 mulheres participantes2,3. “Se usado da maneira correta, o protetor diário não oferece riscos no uso frequente”, completa a Profa. Dra. Di Bella.
Para desmistificar o uso do protetor diário e auxiliar na escolha das mulheres contemporâneas, a Prof. Dra. Zsuzsanna Di Bella responde oito mitos e verdades sobre o produto.
* EPM- UNIFESP: Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo
FEBRASGO: Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
1. Protetor diário é um mini absorvente.
Profa. Dra. Di Bella: Mito. O absorvente menstrual possui camada plástica e maior capacidade de absorção para reter os fluidos da menstruação. Por isso é mais espesso e tem tamanho maior do que um protetor diário. Por sua vez, os protetores se dividem em dois tipos: aqueles feitos para o início e final da menstruação, que possuem uma fina camada plástica para reter pequenos fluxos, e os respiráveis, que são ideais para o uso diário pois são feitos com um material poroso que permitem a circulação do ar.
2. O uso de protetores diários é prejudicial porque abafa a região íntima
Profa. Dra. Di Bella: Mito. Diferentemente da barreira plástica dos absorventes menstruais, o protetor de uso diário é feito de material respirável com microporos que permite a ventilação e não abafa a região genital, podendo ser utilizado nos dias em que não estamos menstruadas.
3. O protetor é indicado só para mulheres com problemas ginecológicos.
Prof. Dra. Di Bella: Mito. O protetor foi desenvolvido para o uso diário com objetivo de atender às necessidades femininas comuns, como absorver a umidade natural, a transpiração excessiva, leves escapes de urina e os fluídos vaginais, além de neutralizar os possíveis odores da área íntima. A anatomia feminina favorece o acúmulo de secreções e umidade na região íntima externa, que podem causar desconforto. O papel do produto é absorver esses fluídos, proporcionando, assim, uma sensação de limpeza e bem-estar ao longo do dia.
4. O uso diário do protetor aumenta as chances de desenvolver infecções.
Prof. Dra. Di Bella: Mito. Foi comprovado, por meio de estudo realizado e acompanhado por ginecologistas, que o protetor diário, quando utilizado corretamente, não aumenta as chances de infecções, como por exemplo a candidíase. Ele é feito com material respirável e permeável, que não abafa e nem altera a condição natural da região íntima. Sendo assim, seu efeito é justamente o contrário: ele ajuda a prevenir possíveis infecções normalmente causadas pela umidade que pode ficar na calcinha.
5. É preciso trocá-lo durante o dia.
Prof. Dra. Di Bella: Verdade. A mulher pode trocar o protetor sempre que achar conveniente para se sentir limpa e seca. Porém, o mais indicado é substituí-lo, ao menos, duas vezes ao dia para garantir qualidades máximas na adesão à calcinha, na integridade do protetor diário de calcinha e na atuação do sistema de controle de odores.
6. O uso diário causa irritação e coceiras.
Prof. Dra. Di Bella: Mito. O uso do protetor diário possibilita uma sensação semelhante à de uma calcinha de algodão, uma vez que é feito deste produto natural. Entretanto, se você perceber alguma sensação anormal, como coceiras ou irritações, é importante visitar seu ginecologista.
7. O protetor diário não modifica o pH da região íntima.
Prof. Dra. Di Bella: Verdade. O protetor diário respirável pode ser utilizado diariamente pois é feito de material respirável, que permite a circulação de ar, e não interfere na flora vaginal, nem no pH conforme estudos realizados.
8. O protetor diário diminui o contato entre a pele e possíveis corrimentos.
Prof. Dra. Di Bella: Verdade. Pelo fato do produto absorver os fluidos provenientes da vagina, como pequenos fluxos sanguíneos, escapes urinários e corrimento vaginal, permite que a pele da região íntima não fique em contato com estes fluídos, dando a sensação para a usuária de limpeza e higiene ao longo do dia.
Referências:
1.
Amaral RLG et al. Grau de Satisfação de Mulheres que Usaram Absorvente Higiênico
“Respirável” Externo por 75 Dias Consecutivos. DST - J Bras Doenças Sex Transm
2011; 23(1): 29-33.
2.
Giraldo PC et al. The effect of "breathable" panty liners on
the female lower genital tract. Int J Gynaecol Obstet.
2011;115(1):61-4
3. Pontes AC et al. A systematic review of the effect of daily panty
liner use on the vulvovaginal environment. Int J Gynaecol Obstet.
2014;127(1):1-5.
Sobre CAREFREE® (www.carefree.com.br)
CAREFREE® foi criado em 1966 no Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1978. Foi o primeiro protetor diário do mercado brasileiro e, desde então, vem sendo a escolha certa para as mulheres que possuem uma rotina cheia de atividades e que desejam manter-se frescas e confiantes o dia todo, todos os dias. CAREFREE® é líder no mercado brasileiro trazendo sempre inovações para suas consumidoras.
CAREFREE® Todo Dia possui uma camada respirável que absorve a transpiração diária e neutraliza possíveis odores da área íntima sem abafar, podendo ser usado todos os dias. Já o CAREFREE® Proteção tem uma película protetora que retém pequenos escapes e fluxos leves, ideal para ser usado no comecinho e finalzinho da menstruação.
Sobre a Johnson & Johnson
Johnson & Johnson do Brasil Ltda* é uma empresa voltada para a saúde e bem-estar dos consumidores, investindo fortemente em pesquisa e na qualidade dos seus produtos. No Brasil desde 1933, a empresa oferece mais de 140 produtos e emprega cerca de seis mil funcionários. A Johnson & Johnson do Brasil Ltda* é pioneira no lançamento de produtos que são referências de categoria, como em proteção solar com a marca SUNDOWN®, em adesivos curativos com a marca BAND-AID® e com a tradição da linha JOHNSON’S® Baby. * Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.
Central
de Relacionamento com o Consumidor Johnson & Johnson
0800 703 63
63 / www.jnjbrasil.com.br
Postagem esclarecedora, sempre ouvir falar dos possíveis riscos do uso dele. Agora sinto mais confiança.
ResponderExcluirEu uso e amo, é prático né
ResponderExcluirBeijos
Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube
Adorei o post!!! Qual mulher não tem pelo menos uma dessas dúvidas ou acreditou no errado esse tempo todo?? Arrasou Drikinha!! Bjosss
ResponderExcluirhttp://festadasunhas.blogspot.com.br/
Muito bom o post, da para tirar várias duvidas.
ResponderExcluirbj
nandaaflordapele.blogspot.com.br
Muito bom seu post. Tirei algumas dúvidas!
ResponderExcluirHaulll amei saber sobre isso, sanou muitas dúvidas.
ResponderExcluirBeijos.
Blog GuriasGata
eu uso direto, já tem muitos anos que uso e nunca deu problema....adoro e não vivo sem! bjs
ResponderExcluir